Ubuntu 18.04 Bionic Beaver – Lançamento Oficial

Chegou a nova versão do Ubuntu, a 18.04 - Bionic Beaver!

Este lançamento vem com suporte para 5 anos, substituindo, assim, a versão mais estável, a 16.04 - Xenial Xerus.

O que esperar

Depois de ter sido incorporado o ambiente gráfico (desktop environment) Gnome na versão 17.10, um dos planos da Canonical, esta nova versão já teve um ciclo de testes e melhorias para poder estar ser estável e integrada com o restante sistema operativo. Para além disso, a distribuição vem com uma versão do kernel mais recente, a série 4.1.

Novas funcionalidades

  1. Suporte nativo para emojis a cores que, até aqui, só havia monocromados. Derverão utilizar a mesma lista open source que o Android utiliza.
  2. Falamos no Gnome à pouco e esta versão virá com um novo tema por defeito desenhado pela comunidade.
  3. Além do tema, um novo pacote de ícones virá por defeito, o Suru.
  4. Ainda dentro do grafismo, o Ubuntu 18.04 vem com uma customização da versão mais atualizada do Gnome.
  5. Haverão algumas alterações nas aplicações por defeito, mudanças essas feitas com base num inquérito realizado no verão de 2017. A lista completa pode ser vista aqui (em inglês).
  6. Após a tentativa de incluir o Wayland e por ter trazido imensas recursões com várias aplicações no sistema operativo, esta versão volta a utilizar o Xorg como motor principal de grafismos.
  7. Uma decisão polémica mas que ainda podemos escolher, esta versão pretende recolher alguns dados sobre a utilização. O intuito é recolher dados e torná-los públicos para análise. Contudo, podemos optar por não partilhar dados. Como de esperar, esta decisão foi extremamente polémica.
  8. A versão servidor do 18.04 incorpora um novo instalador, ao invés de utilizar o do Debian. Esta demonstração expõe o trabalho realizado neste campo.

Onde fazer o download ou como atualizar para a nova versão

Para fazer a transferência de uma imagem do Ubuntu 18.04 é apenas necessário ir ao site do Ubuntu:

Se já tens um sistema Ubuntu e quiseres fazer a atualização poderás conseguir fazê-lo sem ser necessário reinstalar todo o sistema. Isso depende, essencialmente, da versão atual que estás:

  • Se estás no Ubuntu 14.04,, não é possivel atualizar diretamente;
  • Se estás no Ubuntu 16.04, poderá ser possível mas não de imediato. A política é notificar da atualização assim que estiver numa fase mais estável (isto é, um ou dois meses depois), de modo a garantir estabilidade contínua pois, a versão 16.04, é também uma versão LTS (com suporte de longo prazo).
  • Se estás no Ubuntu 15.10, 16.10 ou 17.04, não vai ser possível a atualização. Tratam-se de lançamentos que já chegaram ao fim de vida e, como tal,. o recomendado é, primeiro, fazer o upgrade para o 17.10 e só depois atualizar para o 18.04. No entanto, neste cenário, o recomendado é fazer uma "instalação de fresco".
  • Se estás no Ubuntu 17.10, irá aparecer de imediato uma sugestão de atualização para o 18.04.

Deixe uma resposta



All fields are required. Your email address will not be published.

Legal Disclaimer

© 2010 Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.