16.04 Xenial Xerus

Principais novidades do Xenial Xerus

Versão modificada do Linux Kernel 4.4; Unity 7.4, agora com a possibilidade de mover o Unity launcher; Novas apps, incluindo uma nova aplicação de calendário para o desktop e uma loja de software completamente nova; Novo atalho app spread: Super + Ctrl + W; Opção de 'Mostrar Sempre os Menus' nas Configurações do sistema; Os ícones das Apps são agora mostrados no launcher durante o carregamento; Suporte para o sistema de ficheiros ZFS (a primeira versão do Ubuntu a suportá-lo nativamente); A pesquisa em fontes online no launcher será agora desativada por omissão nas novas instalações; Python 3.5, Firefox 45, Thunderbird 38, Chromium 48, LibreOffice 5.1, Nautilus (‘Files’) 3.14.2, Totem (‘Videos’) 3.18, Rhythmbox 3.3, GNOME Terminal 3.18, Eye of GNOME 3.18, Shotwell 0.22, PHP 7.0, MySQL 5.7, Golang 1.6, OpenSSH 7.2p2; Apt 1.2, etc.

O que é um Xerus?

Também conhecido como esquilo terrestre africano, o Xerus é um esquilo de pele espinhosa, orelhas muito curtas e cauda longa. É uma espécie endémica do continente africano dividida em quatro espécies, cada uma de uma parte diferente do continente e sendo uma espécie invasora nas ilhas Canárias.

Novo centro de software

A nova aplicação de software substitui o Centro de Software Ubuntu. Os utilizadores vão poder usá-la para procurar e instalar centenas de milhares de aplicações gratuitas e de código aberto, como também algumas aplicações de código não-aberto e pagas que estão adaptadas para o Ubuntu. Poderão encontrar aplicações como os browsers Chromium e Firefox, o Thunderbird, o Dropbox, as ferramentas de produtividade LibreOffice, o reprodutor de vídeo VLC, o Gimp, etc.

Legal Disclaimer

© 2010 Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.