Aprender Ubuntu

Decidiste aprender Ubuntu mas não sabes onde começar?

Então este artigo é para ti!

Ecrã a mostrar a utilização de Ubuntu

É frequente ver na redes sociais as pessoas a pedir ajuda para começarem a aprender a utilizar Ubuntu.
Frequentemente é tudo novo para essas pessoas, parece-lhes uma tarefa enorme e quase assustadora, sentem-se perdidas e precisam de orientações. Por isso resolvi escrever este artigo.

Há um conjunto de coisas muito simples, que todos podem fazer para aprender a usar Ubuntu, e eis a minha lista:

  1. Começa por usar Ubuntu.
    Podes nem começar por instalar, porque a imagem de instalação de Ubuntu (o ficheiro do Ubuntu que descarregas do site do Ubuntu para poderes ter o Ubuntu), também é aquilo a que chamamos live CD, ou live USB, isto significa que podes utilizar sem instalar, e só instalas quando quiseres, sendo que até pode instalar num disco externo. Isto é recomendado para confirmares a compatibilidade do teu equipamento com o sistema.
    Após a instalação, ou até mesmo sem instalar, o Ubuntu está pronto a ser usado. Por omissão até já tem instalado o Firefox, o Libreoffice, o vlc, etc… Se quiseres mais software tens mecanismos simples e automatizados de instalação de software dentro do próprio Ubuntu, o que significa que não tens que ir à procura na Internet E só tens que começar a fazer que quer que for que queres fazer com o computador.
    O Ubuntu é muito simples, se simplesmente tentares fazer algo sem pensar muito é provável, os princípios gerais das interfaces de utilizador de todos os sistemas operativos são parecidos e por isso não deves ter muitas dificuldades se já tiveres experiência com outros sistemas, e se tiveres dificuldades, provavelmente se procurares um pouco no sistema descobres facilmente como fazer o que queres fazer.
  2. Junta-te à nossa comunidade!
    Estamos presentes nas redes sociais (facebook da Comunidade Ubuntu Portugal e twitter da Comunidade Ubuntu Portugal), no Telegram da Comunidade Ubuntu Portugal, e em vários outros sítios, e até nos reunimos fisicamente com regularidade (em Sintra e Lisboa).
    A maior parte dos nossos encontros são sociais, mas são também uma boa oportunidade pare pedir ajuda, esclarecer dúvidas e resolver problemas.
  3. Quando queres aprender a fazer algo lê a documentação oficial do Ubuntu que podes encontrar em help.ubuntu.com e em tutorials.ubuntu.com
  4. Se tiveres duvidas além de perguntar nos canais da comunidade (em particular no Telegram e nos encontros), podes também ir ao ask ubuntu ou aos Ubuntu Forums
  5. Faz cópias de segurança com regularidade.
    Se quiseres aprender Ubuntu em profundidade com o objetivo de o dominares completamente como um informático, é provavel que cometas algum erro e como resultado pode ser simplesmente mais fácil re-instalar o sistema do que reparar o erro. Se tiveres backups regulares isto de re-instalar não deverá ser um grande problema para ti. Para além disso, é simplesmente boa prática fazer backups regularmente.
  6. Não dês ouvidos a maus conselhos.
    A maior parte do que está escrito na Web, incluindo nas redes sociais, e em canais de Youtube, são más recomendações.
    Como principiante é normal que não tenhas conhecimentos suficientes para poder distinguir entre bom conteúdo e mau conteúdo, porque é norma que tudo te pareça igualmente bom, e algumas das coisas parecem sugeridas parecem muito tentadoras, principalmente se tiveres a tentar resolver um problema há algum tempo e começares a perder a paciência.
    A comunidade Ubuntu a nível mundial criou um conjunto de recursos oficiais sob a forma de documentação e sistemas oficiais de entre-ajuda dos utilizadores. Se utilizares estes recursos e se recorreres aos conselhos dos membros experientes da tua comunidade local (LoCo), provavelmente estarás a fazer o que é possível para teres só bons conselhos.

 

A imagem que ilustra o artigo é:

“Learning Node.js” por Callum Hopkins e está licenciada como CC BY 2.0

Deixe uma resposta



All fields are required. Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Legal Disclaimer

© 2010 Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.