Ubucon Portugal 2019 – Rescaldo

No dia 6 de Abril,realizou-se na ISCTE, o evento Ubucon Portugal 2019, este evento foi organizado pela Comunidade Ubuntu Portugal, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, o ISTAR-IUL – Information Sciences and Technologies and Architecture Research Center e o ISCTE-IUL ACM Student Chapter. O intuito deste evento foi o de divulgar o software e comunidade Open Source sobre a alçada da comunidade portuguesa de Ubuntu, no entanto acabou por se tornar num evento muito mais amplo do que isso, podendo destacar-se por as seguintes palavras chaves:

  • Consciencialização: Durante o decorrer do evento, os participantes foram consciencializados várias vezes para os nossos direitos digitais, o que fazer para os manter, lutar por eles e acima de tudo compreendê-los. Foram analisados temas como os infames artigos 11 e 13 tais como as alterações que irão existir aquando da implementação dos mesmos pela União Europeia e adaptação por cada estado membro.
    Foram ainda consciencializados relativamente ao tipo de licenciamento de software que existe e como é possível proteger o trabalho que é desenvolvido de forma aberta, tal como todos os processos que são necessários para se conseguir alterar a nossa legislação para ter em conta estes aspectos.
  • Comunidade: Sendo este um evento destinado à comunidade, foi possível assistir as apresentação de projectos que são impulsionados por membros das nossa comunidade.
    Foi possível descobrir a evolução do ambiente gráfico KDE desde a primeira versão de todas até ao tão aclamado Kde plasma e o seu ecossistema, deixando o Kde de ser apenas um ambiente gŕafico e passando a ser um ecossistema orientado para a comunidade. Foi possível ainda desmistificar o velho tema “O linux não serve para jogar”, onde foram apresentados os números atuais de jogos que são suportados para linux nativamente ou através de software de terceiros, esta apresentação demonstrou ainda os esforços que estão a ser desenvolvidos pela Steam, para tornar o Linux uma plataforma para jogos e conseguir desmistificar de uma vez por todas que em Linux não se joga ou apenas se jogam jogos mais simples.
  • Futuro: Não é possível projectar o futuro sem primeiro compreender o passado, como tal foram apresentados os planos futuros da comunidade portuguesa de Ubuntu, quais são os planos e missões da mesma no futuro. Os participantes foram ainda contemplados pela oferta formativa do ISCTE a nível de mestrado na área de open source, talvez um dos mestrados mais fora da caixa que existe neste momento no panorama nacional de ensino e que dá uma força especial aos apoiantes do open source para seguir um sonho se formarem nesta área. Por fim foi debatida a utilização uma das maiores revoluções industriais dos últimos tempos, a impressão 3D, casos de
    estudo e aplicação, onde é que iremos chegar com esta tecnologia, tal como os impactos que a impressão 3d poderá ter na sociedade industrial e ambiental, recorrendo a produtos que possam ser degradáveis e amigos do ambiente.

Para finalizar, foi um evento cheio de bom ambiente, muita curiosidade pelo assunto do opensource, em que nunca se pôs de parte, uma das coisas mais importantes, o espírito de comunidade e companheirismo por esta causa e por este sonho de ter um mundo tecnológico mais aberto e mais transparente. Se vale a pena participar ?
Claro, mas não só como alguém que vai assistir ao evento, mais sim como alguém que organiza eventos, apoia a comunidade e participa na comunidade.

Nota: Como a comunidade ambiciona sempre mais e mais, assim que acabou a Ubucon Portugal, a comunidade começou logo a prepar a Ubucon Europe, como tal este rescaldo veio de forma mais tardia, no entanto, um evento deste género, não poderia ser esquecido.
Obrigado a todos os que tiveram presentes e que para o ano estejamos todos juntos novamente para a realização da Ubucon Portugal 2020.

Deixe uma resposta



All fields are required. Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Legal Disclaimer

© 2010 Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.