Guia de Instalação do Mumble

O Mumble é um serviço de voz sobre IP (ou simplesmente VoIP) open source, usado para podermos comunicar por voz com outros utilizadores. Na Comunidade Ubuntu Portugal, tem sido a escolha preferida para fazermos as nossas reuniões online. Fruto da necessidade de explicar como podemos ter este pacote instalado no sistema para os usuários da comunidade, este post trás um guia simples, minimalista e focado na utilização sobre o Mumble.

Instalar o Mumble é muito simples, uma vez que há várias formas de o fazer e todas são seguras. Para quem se sentir confortável com o terminal pode simplesmente correr o comando sudo apt install mumble. Outra maneira, é recorrer ao Centro de Software e pesquisar por Mumble. Chegando ao fim dessa instalação, está pronto a utilizar.

Ao abrir a aplicação pela primeira vez, é conveniente correr o assistente de configuração. Aqui podes definir uma série de opções, ou, em caso de dúvida, deixar tudo por omissão! Recomendamos apenas que configures uma tecla para falares (push-to-talk) e que desligues o text-to-speech.

Para te juntares à Comunidade Ubuntu Portugal só tens que, no final deste processo, carregar no botão “Add New”, localizado na parte inferior da caixa de diálogo e introduzir os seguintes dados:
Label: É à escolha, por exemplo, Ubuntu PT.

  • Address: mumble.ubuntu-pt.org
  • Username: O teu username.
  • Carregando em Connect, entrarás no servidor e poderás escolher a sala onde queres conversar. Para entrares na sala, só tens que fazer duplo clique.

Deixamos também o guia em versão vídeo para servir como apoio visual no caso de não teres conseguido acompanhar:

Aconselhamos que explorem algumas das funcionalidades que a plataforma oferece pois é um software livre, funcional e com bastante capacidade.

 

Se tiveres alguma dúvida ou te deparares com algum imprevisto, entra em contacto connosco:
Mailing list: ubuntu-pt@lists.ubuntu.com

 

Esperamos por ti na próxima reunião!

Deixe uma resposta



All fields are required. Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Legal Disclaimer

© 2010 Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.