Foi renovado o Conselho da Comunidade Portuguesa

No Domingo dia dezassete de Dezembro pelas dez horas, o Conselho da Comunidade Portuguesa, reuniu-se no sentido de fazer uma renovação dos seus membros e fazer atribuição de funções aos seu elementos.

Tendo em conta a actual falta de disponibilidade de alguns membros do Conselho, por solicitação de membros actuais e outros membros da comunidade, o Conselho da Comunidade concordou com a necessidade de levar a cabo esta renovação.

A reunião realizou-se em-linha no servidor de “mumble” da comunidade, e participaram todos os cinco membros do conselho (Ana Figueiras, Flávio Martins, Tiago Carrondo, Jaime Pereira e Miguel) e ainda os dois membros da comunidade Gustavo Silva e Diogo Constantino.

Durante a reunião e em linha com algumas conversas que vinham a ser realizadas entre todos, concordou-se que a renovação iria ser levada a cabo garantindo não só a passagem de testemunho a novos membros do Conselho, como também a continuidade de outros, garantindo estabilidade, experiência e renovação.

Os membros Ana Figueiras e Flávio Martins em linha com o Código de Conduta da Comunidade Ubuntu, concordaram que por não terem de momento disponibilidade para dedicar a atenção necessária que deveriam sair do Conselho, no qual desempenhavam as mais altas funções como dois dos três administradores juntamente com o Tiago Carrondo.

Ainda antes da saída o Conselho concordou que os membros Diogo Constantino e Gustavo Silva, deveriam ser nomeados membros de Conselho, e que juntamente com o Tiago Carrondo, seriam além de Contactos da Comunidade, também Administradores. Passando o Tiago Carrondo a ser o “Owner”.

A função de administrador é principalmente uma função técnica. Os membros administradores têm os privilégios necessários para administrar as plataformas da comunidade e o Administrador que é também “Owner” actua como representante máximo da LoCo.

A função de Contacto é ser um dos “pontos” de contacto quer para comunidade, quer para quem está de fora.

De forma geral o Conselho Comunitário administra a comunidade, do ponto de vista técnico, faz cumprir o Código de Conduta, Coordena as actividades, etc… Contudo isto não inibe nenhum outro membro da comunidade de participar/colaborar nas tarefas do Conselho, a principal diferença é que os membros do Conselho têm a responsabilidade/obrigação de o fazer e que em alguns casos por necessidade prática são estes os membros da comunidade que o fazem.

Entre as coisas que foram acordadas é que o Conselho irá procurar criar as condições para que futuras nomeações para o Conselho funcionem de forma mais aberta e que as renovações sejam mais frequentes (entre a actual e a anterior passaram dez anos).

Por último, os actuais membros do Conselho concordaram por unanimidade, agradecer em nome da comunidade, o extenso e valoroso trabalho realizado pelos dois membros cessantes: Ana Figueiras e Flávio Martins. Tendo a expectativa que eles se mantenham envolvidos com a comunidade aos quais eles provaram ser uma enorme adição.

Muito obrigado Ana e Flávio!

Deixe uma resposta



All fields are required. Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Legal Disclaimer

© 2010 Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.