Ubuntu 20.04 Focal Fossa – Lançamento Oficial

Chegou a nova versão do Ubuntu, a 20.04 - Focal Fossa!

Este lançamento vem com suporte para 5 anos, substituindo, assim, a versão mais estável, a 20.04 - Focal Fossa.

O que esperar

Embora as versões LTS não sejam conhecidas pelo número de novas funcionalidades, uma vez que a preocupação maior é a estabilidade, a distribuição traz ainda um conjunto de melhorias, refinamentos e atualizações importantes.

Para começar, vem com a versão 5.4 do Kernel, o que traz um alargamento superior de suporte de hardware. Por outro lado, vem com suporte nativo para WireGuard (serviço de VPN seguro) e integração com o LivePatch (para atualizações de kernel sem necessitar de reiniciar).

Novas funcionalidades

Os utilizadores mais técnicos certamente apreciarão a atualização das ferramentas oferecidas, nomedamente, glibc 2.31, OpenJDK 11, Python 3.8.2, php 7.4, perl 5.30, e golang 1.13.

O kernel por defeito e a compressão initramfs mudaram para  lz4 para proporcionar velocidades de inicialização do sistema muito superiores.

No campo gráfico, e para cumprir com outras distribuições, Focal mostra o logo do fabricante do dispositivo no splash de arranque.  Também houve melhorias de posicionamento das caixas e disposição geral dos menus e menu de bloqueio novo.

Já dentro do sistema, trata-se de uma distribuição com bastantes retoques visuais, agora trazendo por omissão o tema Yaru. Isso permitirá optar por um tema escuro do sistema operativo.

 

 

Para os mais preocupados com a privacidade, esta distribuição já não vem com o launcher da Amazon, tal como sucedou no início do ano.

O centro de software ainda é o sítio indicado para procurar novas aplicações mas, desta vez, veio instalado como snap. Na prática, não tem grande impacto para o utilizador final.

Todas as novas funcionalidades na versão recente 3.36 do Gnome estão presentes nesta 20.04. Isto inclui o modo para não perturbar, suspensão no menu e genéricas melhorias para manusear aplicações.

Para uma lista (em inglês) com todas as alterações, visita este link.

Onde fazer o download ou como atualizar para a nova versão

Para fazer a transferência de uma imagem do Ubuntu 20.04 é apenas necessário ir ao site do Ubuntu:

Se já tens um sistema Ubuntu e quiseres fazer a atualização poderás conseguir fazê-lo sem ser necessário reinstalar todo o sistema. Isso depende, essencialmente, da versão atual que estás:

  • Se estás no Ubuntu 16.04,, não é possivel atualizar diretamente;
  • Se estás no Ubuntu 18.04, poderá ser possível mas não de imediato. A política é notificar da atualização assim que estiver numa fase mais estável (isto é, um ou dois meses depois), de modo a garantir estabilidade contínua pois, a versão 18.04, é também uma versão LTS (com suporte de longo prazo).
  • Se estás no Ubuntu 14.04, 15.10, 16.10 ou 17.04, não vai ser possível a atualização. Tratam-se de lançamentos que já chegaram ao fim de vida e, como tal,. o recomendado é, primeiro, fazer o upgrade para o 17.10 e só depois atualizar para o 18.04. No entanto, neste cenário, o recomendado é fazer uma "instalação de fresco".
  • Se estás no Ubuntu 19.10, irá aparecer de imediato uma sugestão de atualização para o 20.04.

Discussion

Luis
24/05/2020
bom dia, onde posso encontar iso file para instalar no pc xubuntu em pc 32 bits. Já está cansado de instalar varios iso na pen e nada não encontro, preciso ajuda por favor para a versão de soft. mas na versão LTS. Muito Obrigado.
Tiago Carrondo
10/06/2020
Olá! Todos os downloads de Xubuntu disponíveis estão aqui: https://xubuntu.org/download
Antônio Felipe
17/06/2020
Olá. Não consigo desligar meu Ubuntu, já tentei pelo terminal ou botão. Ele trava na tela poweroff .
Tiago Carrondo
24/06/2020
Conforme temos na nossa página de contacto, a melhor maneira de procurar ajuda será: * Encontrar a comunidade no nosso grupo oficial de Telegram: https://t.me/ubuntuptgeral * Usar a nossa lista de correio electrónico: https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-pt * Aparecer num dos encontros regulares da comunidade: https://loco.ubuntu.com/teams/ubuntu-pt/events/
João Faria Brasil
05/09/2020
Bom dia . Como faço para atualizar meu Ubuntu 16.04 para o novo Ubuntu 20.04 . Sou aposentado como micro empresário ramo industrial tenho 62 anos pedagogo treinamentos pouquíssimos conhecimentos de informática
DanielF
07/09/2020
Procuro um SO para um desktop all in one Aspire C 20-720, 4GB RAM, Pentium® 1.60 GHz É um PC para uso escolar, 2º ciclo, que tenta correr um Windows 10 pesadissimo e lento. Precavendo a possibilidade de estudo remoto novamente, e estando preocupado com questões de privacidade e segurança, recomendam esta distribuição como SO para um PC para uso escolar?

Deixe uma resposta



All fields are required. Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Legal Disclaimer

© 2010 Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.