Ubuntu no Fórum Nacional dedicado ao Software Livre, em Lisboa

Realizou-se nos passados dias 12 e 13 de Outubro, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), o 1º Fórum de Software Livre de Lisboa. O Ubuntu também esteve presente neste evento com um stand com a forma do logótipo do Ubuntu.

Este evento, apesar dos poucos apoios, conseguiu manter um nível de qualidade elevado, graças à persistência e empenho dos seus organizadores.

O Fórum de Software Livre contou com representantes de grandes empresas como a Google e a Sun, e organizações como a Free Software Foundation e a ANSOL, etc. Estas enviaram oradores que deram palestras sobre áreas tão diferentes como Som, Gestão ou Internet.

Esteve presente Fernanda Weiden, fundadora e conselheira da Free Software Foundation Latin America, a representar o Google. Fernanda trabalha como administradora de sistemas para o Google, na Suíça, e deu no Fórum de Software Livre palestras sobre "Balanceamento de Carga" e o "Software Livre no Google".

Também estiveram presentes Paulo Vilela da Sun Microsystems Portugal; Paulo Trezentos, professor Assistente do ISCTE; João Neves da Intraneia, Daniel Ruoso da Vertical One e Georg Greve da Free Software Foundation.

A comunidade do Ubuntu, em parceria com a Intraneia, instalou um stand do Ubuntu para representar o que melhor se faz no Opensource. O João Neves mandou fazer uma mesa com o formato do símbolo do Ubuntu e almofadas do Ubuntu.