Acorde Comigo com Ubuntu

Realiza-se no próximo dia 4 de Julho, em Mem-Martins, um evento de promoção e divulgação do software livre, nomeadamente da distribuição de Linux Ubuntu. O evento, organizado pela comunidade Ubuntu-pt, terá lugar na escola de música Acorde Comigo.

À frente da organização está Jaime Pereira, membro da comunidade Ubuntu-pt, que conseguiu convencer Luís Cardoso, da escola de música Acorde Comigo, a ceder o espaço para a realização do evento. "Como utilizo Ubuntu já há algum tempo e considero que tem vantagens, achei que devia dar a conhecer aos meus amigos", revela Jaime Pereira. Segundo ele várias pessoas no conselho de Sintra já tinham manifestado interesse em conhecer melhor o Linux e por isso, visto que as alguns professores e alunos da escola de música também estariam interessados, "juntam-se as vontades".

O "Acorde comigo com o Ubuntu", nome dado ao evento, é dirigido a todas as pessoas que estejam interessadas em conhecer e instalar o Ubuntu, por isso a organização espera que apareçam pessoas de todas idades. "O objectivo é que haja novos aderentes ao Ubuntu" afirma Jaime Pereira.

O evento contará com a presença de Paulo Vilela da Sun Microsystems, que irá falar sobre o OpenOffice, de Rui Seabra, presidente da Associação Nacional para o Software Livre (Ansol), que falará do trabalho da associação, e de João Neves, da Intraneia, que irá fazer uma apresentação sobre o sistema operativo Ubuntu. Haverá ainda uma apresentação sobre o trabalho da comunidade ubuntu-pt e outra sobre aplicações multimédia-áudio. Também Jaime Pereira fará uma apresentação sobre a sua experiência com o software livre, como utilizador.

No final das apresentações, alguns membros da comunidade Ubuntu-pt estarão disponíveis para ajudar os participantes a instalar o Ubuntu, nos seus computadores.

Como a sala onde se realiza o evento apenas tem capacidade para 50 pessoas, é necessário efectuar uma inscrição.

Mais informações no site oficial do evento.