Bem-vindo ao Ubuntu Portugal!

A comunidade Ubuntu Portugal (Ubuntu-PT) é a comunidade Portuguesa de suporte à distribuição de GNU/Linux, Ubuntu. Esta comunidade consiste num grupo de pessoas que voluntariamente se dedica não só a promover a utilização do sistema operativo Ubuntu e do software livre em geral, mas também a dar suporte aos utilizadores portugueses desta distribuição de GNU/Linux.

Quem somos?

Como posso fazer parte?

Não tem que ser um génio dos computadores ou um engenheiro informático (mas se o for também é bem-vindo). Todos podem ser membros da comunidade Ubuntu Portugal, para isso basta saber falar e escrever em português e ser utilizador de Ubuntu ou de qualquer uma das suas versões (Kubuntu, Xubuntu, etc.). Podem fazer parte de uma equipa especifica ou de várias.

Como participar?

Última versão disponível: Ubuntu 18.04 (Bionic Beaver)

Este lançamento vem com suporte para 5 anos, substituindo, assim, a versão mais estável, a 16.04 - Xenial Xerus.

O que esperar

Depois de ter sido incorporado o ambiente gráfico (desktop environment) Gnome na versão 17.10, um dos planos da Canonical, esta nova versão já teve um ciclo de testes e melhorias para poder estar ser estável e integrada com o restante sistema operativo. Para além disso, a distribuição vem com uma versão do kernel mais recente, a série 4.1.

Novas funcionalidades

  1. Suporte nativo para emojis a cores que, até aqui, só havia monocromados. Derverão utilizar a mesma lista open source que o Android utiliza.
  2. Falamos no Gnome à pouco e esta versão virá com um novo tema por defeito desenhado pela comunidade.
  3. Além do tema, um novo pacote de ícones virá por defeito, o Suru.
  4. Ainda dentro do grafismo, o Ubuntu 18.04 vem com uma customização da versão mais atualizada do Gnome.
  5. Haverão algumas alterações nas aplicações por defeito, mudanças essas feitas com base num inquérito realizado no verão de 2017. A lista completa pode ser vista aqui (em inglês).
  6. Após a tentativa de incluir o Wayland e por ter trazido imensas recursões com várias aplicações no sistema operativo, esta versão volta a utilizar o Xorg como motor principal de grafismos.
  7. Uma decisão polémica mas que ainda podemos escolher, esta versão pretende recolher alguns dados sobre a utilização. O intuito é recolher dados e torná-los públicos para análise. Contudo, podemos optar por não partilhar dados. Como de esperar, esta decisão foi extremamente polémica.
  8. A versão servidor do 18.04 incorpora um novo instalador, ao invés de utilizar o do Debian. Esta demonstração expõe o trabalho realizado neste campo.
 Os utilizadores podem escolher várias versões disponíveis, conforme os recursos das máquinas ou preferências temáticas  sendo elas: Kubuntu, Lubuntu, Ubuntu Budgie, Ubuntu Kylin, Ubuntu MATE, Ubuntu Studio, Xubuntu.

Legal Disclaimer

© 2010 Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.